Autores
 
EDITORAS PARCEIRAS
Shiatsu Facial

Shiatsu Facial

A arte do rejuvenescimento

Aridinéa Martins

Tema:

Massagem - Medicina Oriental

Tamanho: 16,00 x 23,00 cm
Páginas: 192
ISBN:

9788571871694

Disponibilidade: POD

Na Medicina Oriental, a face é uma parte importante do organismo, necessária para se fazer um bom diagnóstico e descobrir a condição do Ki (energia vital). O Ki está em todo o Universo e flui também no nosso corpo através dos 12 meridianos. Para manter o Ki em equilíbrio é necessário fazê-lo fluir harmoniosamente nos canais. O Shiatsu Facial ajuda a desbloquear o Ki estagnado nos meridianos e, através da manipulação dos pontos energéticos, efetua o desbloqueio, a tonificação, a sedação e o equilíbrio da energia circulante nos mesmos, promovendo uma regulação geral do organismo.

Mesmo trabalhando somente o rosto, o benefício geral será sentido porque todo o corpo receberá a ativação sanguínea. Os antigos chineses perceberam que existia a influência da natureza na vida do homem e nas suas inter-relações e desenvolveram a Teoria dos Cinco Elementos (Madeira - Fogo - Terra - Metal - Água), base da Medicina Tradicional Chinesa.

Segundo a visão chinesa, os Cinco Elementos expressam-se em todas as manifestações do cosmo: no firmamento, nas estações do ano, no clima, nas estrelas, nas plantas e nos animais, e também no ser humano. Por esse motivo, os órgãos não são vistos como unidade funcional fisiológica, e sim como expressão das cinco forças elementares em intercâmbio constante. Os meridianos, por sua vez, são como uma rede que une o interno ao externo: os órgãos internos à superfície do corpo, os tecidos aos órgãos sensoriais, as emoções aos pensamentos.

Os pontos de acupressura, já bem conhecidos no Ocidente, são aberturas do sistema de meridianos na superfície do corpo por onde é possível afetar o fluxo de Ki. Para manter o Ki em equilíbrio e fluindo harmoniosamente (regularizando as transformações e mutações dos elementos da natureza) são usadas várias técnicas orientais que incluem as massagens Shiatsu e Anma. Esta, originária da China, é uma técnica antiga, com mais de 5 000 anos, que veio sendo desenvolvida e modificada através do tempo. Desse processo surgiu o Shiatsu.

Assim chegamos ao Shiatsu Facial, por onde também passam os meridianos que percorrem o corpo humano. Mesmo trabalhando somente o rosto, o benefício geral é sentido porque todo o corpo receberá ativação sanguínea. Através da manipulação dos pontos energéticos é efetuado o desbloqueio, a tonificação, a sedação e o equilíbrio da energia circulante nos meridianos, o que promove uma regulação geral do organismo (relaxamento do sistema nervoso, eliminação do estresse, do cansaço físico e mental, da tensão emocional e da ansiedade etc.).

Por sua vez, ao serem manipulados, os músculos faciais, oxigenados, irrigados e consequentemente mais fortalecidos, proporcionam um enrijecimento do tônus que promove a revitalização e o rejuvenescimento da face.