Autores
 
EDITORAS PARCEIRAS
A Doula no Parto

A Doula no Parto

O papel da acompanhante de parto especialmente treinada para oferecer apoio físico e emocional à parturiente

Fadynha

Tema:

Gravidez e Parto

Tamanho: 16,00 x 23,00 cm
Páginas: 208
ISBN:

9788571872158

Disponibilidade: Até 5 dias

Fadynha é uma das pioneiras no movimento pela humanização do parto e nascimento. Este movimento vem questionando, há cerca de três décadas, o modelo de assistência ao parto existente, em que a mulher deixou de ser assistida em seu domicílio pelas parteiras e passou a ser atendida por profissionais de saúde em ambiente hospitalar.

Os benefícios da medicalização são inegáveis. Entretanto, dois clássicos indicadores de qualidade da assistência ao parto vêm dizendo que alguma coisa não vai tão bem assim: as taxas de mortalidade materna elevadas e persistentes, e a crescente tendência de cesarianas. Temos observado que a desinformação das mulheres, as deficiências na formação dos recursos humanos e os problemas administrativos dos hospitais tem contribuído para este quadro. Estes dados, associados à dificuldade de acesso aos serviços de reconhecida qualidade, estão aumentando o sentimento de insegurança e abandono das mulheres em relação à gravidez, ao parto e ao puerpério.

A introdução da doula na assistência à gestante - ao lado de mudanças necessárias na qualificação dos nossos profissionais de saúde, na arquitetura e no fluxo hospitalar - faz parte do conjunto de ações que defendemos para oferecer às mulheres uma assistência de qualidade, capaz de mudar os nossos indicadores de assistência ao parto.

A doula é uma mulher preparada para apoiar a gestante, esclarecendo suas dúvidas sobre o processo que seu corpo vivencia durante a gravidez. Poderá orientar a mulher e ensinar técnicas e exercícios que podem ajudar o bebê a nascer. Estará ao seu lado encorajando o parto normal. Será, ainda, uma auxiliar nos primeiros cuidados com o bebê. No sistema de saúde, sua figura poderia ser comparada à do agente comunitário de saúde, hoje instituído pelo Ministério da Saúde junto ao Programa de Saúde da Família. Os efeitos benéficos da presença da doula estão relatados em diversos artigos científicos e sua formação deve ser incentivada.

Este livro é extremamente esclarecedor sobre o que é uma doula e como ela pode ser integrada na assistência à gestante. É, sem dúvida, uma importante contribuição para a tão desejada elevação dos padrões de assistência à gestante que têm sido oferecidos tanto na rede privada quanto no SUS.

Dra. Tizuko Shiraiwa - Médica Sanitarista e Coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde - RJ