EXPOSIÇÃO MOSTRA IMPORTÂNCIA DO PARTO NORMAL E HUMANIZADO

01-10_-_partos_normais_x_naturais_x_cesareanas

 

 

 

 

 

Sentidos do Nascer surgiu da necessidade de trazer as pessoas para a nova realidade do parto

Hobo Mama / Flickr / CC BY

A exposição Sentidos do Nascer retrata a importância do parto normal humanizado. A exposição chega, a partir do próximo dia 30 de outubro e segue até 25 de novembro, no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília. Para falar do assunto o Tarde Nacional entrevistou a coordenadora- geral de Saúde das Mulheres e Nacional da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, Esther Vilela.

Ela explica que a exposição surgiu da necessidade de trazer as pessoas para a nova realidade do parto. E avalia que atualmente no Brasil a assistência ao parto precisa ser mudada. Esther Vilela diz que muitas vezes a cesariana passou a ser encarada pelas mulheres, como uma fuga para o parto, que muitas vezes é encarado como um momento de terror.

A coordenadora explica ainda que a estratégia da Rede Cegonha é qualificar o cuidado com as mulheres na hora do parto-nascimento, para que ele seja satisfatório, humanizado, seguro e respeitoso para as mulheres.”O projeto convida os gestores de Saúde para que façam adesão ao programa, para alterar as práticas, transformando o parto normal num momento feliz, em vez de ser aquele momento ruim e de muita dor. O parto não necessariamente tem que ser ruim, pois esse modelo construído em que a mulher fica sozinha, sem acompanhante, sem se alimentar e ter suas necessidades básicas reconhecidas e atendidas, obrigada a ficar deitada muitas vezes, que é a pior posição para o parto”, esclarece.

Esther Vilela convida todos a visitarem a exposição para debater esse tema que não sai de pauta.

Acompanhe esta entrevista ao Tarde Nacional, com Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.

© Editora Ground 2012 · Desenvolvimento Aquart Web · Baseado no Sistema WordPress